sábado, 25 de julho de 2009

Os 10 animais mais mal-cheirosos do mundo

O odor possui uma grande importância no reino animal e é através dele que os animais podem comunicar e marcar o seu território. Em alguns casos, o odor pode ser usado como uma arma eficaz para afugentar os inimigos, que correm na presença de cheiros insuportáveis.
Para nós, seres humanos, alguns desses odores podem proporcionar experiências bem desagradáveis. Em 2001, num programa do Discovery Channel foram alistados os 10 animais mais mal cheirosos do mundo e, surpreendentemente, a doninha ficou com a segunda posição.

10- Porco-espinho



Os porcos-espinhos tem um hábito muito mal cheiroso. Como parte do ritual de conquista, o macho banha a fêmea com a sua urina. Se ela não se opuser, é uma demonstração de que está pronta para acasalar.


9- Raposa vermelha




As raposas vermelhas possuem glândulas de odor na cauda, próximas do ânus. A secreção produzida exala um mau cheiro parecido com o das doninhas e serve para marcar território. Além disso, a sua urina também é muito forte e, como a secreção, cheira a gambá.

8- Castor



Este grande roedor produz uma secreção oleosa chamada castóreo. Essa secreção, produzida por uma glândula próxima dos órgãos genitais, serve para engordurar a pelagem do animal e impermeabilizá-lo.O líquido tem um odor forte e é usado em perfumaria e farmacologia.


7- Percevejos






Os percevejos da família dos pentatomídeos, da qual faz parte a Maria-fedida, produzem um odor muito desgradável para os seres humanos. Um outro membro da família, o Tessaratoma papillosa, consegue “cuspir” sua secreção fedorenta à distâncias entre 15 e 30 centímetros, uma distância bem considerável em relação ao seu tamanho.


6- Boi-almiscarado





A urina produzida por estes animais possui um odor forte o suficiente para fazer os olhos chorarem. Eles usam a urina para marcar o seu território e como parte importante do processo de acasalamento.



5- Carcaju (wolverine)







Este mamífero predador vive no hemisfério norte do planeta e parece um pequeno urso com cauda. Eles possuem glândulas que produzem um forte odor que é usado para marcar seu território.


4- Abutre de cabeça vermelha





Quando ameaçados, estes abutres podem vomitar como estratégia de defesa. Quando sentem muito calor, eles podem defecar em suas próprias pernas para se refrescarem. Pode parecer um comportamento horrível, mas funciona.


3- Hiena





As hienas marcam o seu território com uma substância, oleosa e de cor amarelada, de odor muito forte que é produzida por glândulas localizadas próxima do ânus e entre os dedos das patas.


2- Doninha






Para surpresa geral, este carnívoro que se tornou o símbolo dos animais mal-cheirosos, ficou em segundo lugar. As suas glândulas localizadas debaixo da cauda, produzem um óleo ácido que pode ser lançado em forma de spray quando o animal se sente ameaçado. Os compostos químicos responsáveis pelo mau cheiro são os mesmos encontrados em ovos podres e são muito difíceis de serem retirados.

1- Diabo-da-Tasmânia









Chegámos ao topo da lista. O diabo-da-tasmânia exala um odor extremamente ofensivo quando stressado, superando até mesmo a famosa doninha, logo acima.

4 comentários:

  1. Gostei muito do teu blog, e quando tiver mais alguma informação sobre alguma coisa que escrevas se quiseres posso mandar-te.
    Um beijinho grande. Mafalda

    ResponderEliminar
  2. Grande cientista

    Ès o máximo!!!

    Beijos, Papu

    ResponderEliminar
  3. Adorei a info encontrada no blog! Muito obrigada!
    Sou argentina, mas professora de portugues formada para ensino no primeiro grau... Hoje uma menininha levou um bichinho de pelúcia com forma de doninha... Eles riam muito quando eu cheirava o rabinho e dava "XIIII!!!" Mas nao sabia qual era o nome deste bichinho em portugues, e prometi aos meus alunos procurar na internet... Foi assim que cheguei ao blog, e aprendi muito mais do que esperava. Agora até vao adorar a listagem dos amigos mais cheirosos do mundo. Abraco!!! Sandra

    ResponderEliminar
  4. Esse animal, o número 2, não é uma doninha, mas um cangambá.

    ResponderEliminar